quarta-feira, 20 de maio de 2009

Alguém socorra a Maisa!

Apesar da minha atual dedicação exclusiva aos estudos, eu trabalho desde que me conheço por gente. Hoje, desempregado, sinto uma falta danada do trabalho. Minha saudade é da rotina das redações, menos da grana (que nunca foi muita, aliás).

Mesmo assim, sempre que a pauta do trabalho infantil é levantada em algum noticiário, o assunto chama minha atenção. Minha pergunta foi sempre muito objetiva: quando eu trabalhava entregando jornais, aos 13 anos, isso era trabalho infantil, certo? Pois bem, os atores, atrizes e apresentadores mirins (mais nova moda nas emissoras de TV) se enquadram em um tipo especial de ser humano? Não é trabalho infantil aquelas coisas bizarras às quais os coitados são submetidos?

Bom. Certo é que estou muito chocado com a pobre apresentadora mirim Maisa. A garota tem um soldo de R$ 25mil (isso aos sete anos de idade). Para quem não sabe: ela chorou duas vezes nos últimos finais de semana. Além de não ter sido acudida pela própria mãe, isso aconteceu 'ao vivo' e em rede nacional. Os dois episódios foram protagonizados pelo apresentador e dono-do-mundo Silvio Santos, que debochou da criança puxando o coro com o auditório: “medrosa, medrosa, medrosa”.

Cadê a Vara da Infância e Juventude de São Paulo?!

A primeira cena de desespero foi no domingo, dia 10. Está aí o segundo vídeo, considerado mais dramático.



Atualizado em 20 de maio, às 14h

Depois que eu puxei a orelha da Justiça aqui no Capeta, o Ministério Público e outros órgãos resolveu fazer alguma coisa pela Maisa. Claro que não tenho influência nem pra pedir a fritura de um ovo, mas cabe a atualização:

O choro da pequena Maísa virou caso de Justiça. O Ministério Público de São Paulo, a Vara da Infância e da Juventude do Estado, e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente estudam medidas cabíveis para tirar a menina do ar.

Leia ainda: Maisa não faz ideia do que está acontecendo, diz especialista

Nenhum comentário: