quinta-feira, 21 de maio de 2009

A internet em Cuba: mas só para os estrangeiros

Dedico esse vídeo, publicado pela organização Repórteres Sem Fronteiras, a todos os meus amigos da esquerda-xiita-porra-louca. As imagens mostram claramente as restrições impostas pelo governo de Cuba para o acesso à internet.

Navegar na rede ainda não é coisa para qualquer cubano. Gravado com uma câmera escondida, o material mostra a tentativa frustrada de um nativo que tenta comprar uma hora de acesso à internet em um hotel local. A responsável pelas máquinas informou que uma portaria do Governo Cubano permite apenas o aluguel de máquinas para estrangeiros. Dá, agora, para entender os motivos que fazem os turistas da esquerda-xiita voltarem falando maravilhas da ilhota?

Assiste aí





Mesmo sem Fidel Castro no trono, pouca coisa mudou. Raul Castro, atual presidente de Cuba e irmão de Fidel, prometeu um monte de milagres, mas ficou na superficialidade. Na hora de tornar a liberdade de informação uma política de Estado, a coisa não andou.

Em maio de 2008, o governo derrubou as restrições para a posse de computadores, mas o alto custo das máquinas afasta os mortais das compras. A RSF aproveitou o vídeo para pedir o fim do embarco comercial americano à Cuba. As restrições vigoram desde 1962.

Um comentário:

Dennis Hélito disse...

Os cubanos lutam para ter acesso à internet. Aqui no Pará, a internet não passa de ferramenta de encontros. A informação preciosa é, aqui, desprezada. Enquanto que em Cuba, muitos lutam para tê-la.