domingo, 17 de maio de 2009

Evento Multicultural

A Margem, musical entre brasileiros e argentinos chega a Pelotas

Show coloca Brasil e Argentina lado a lado no Teatro do Circulo Operário, no domingo


Everton Maciel, de Pelotas

O espetáculo musical A Margem é um projeto do músico e compositor gaúcho Cláudio Coelho Joner e do argentino Gastón Nakazato, compositor, cantor e violonista da província de Misiones.
A ideia da dupla é direcionar os verbos que estão percorrendo o Rio Grande do Sul, neste mês de maio, para a interculturalidade que existe entre os dois povos. O novo arranjo dados às músicas clássicas carrega consigo a interação do português com o espanhol. As peculiaridades da fronteira entre Brasil e Argentina devem se fazer presentes no show. “Morar no fundão do Rio Grande do Sul representa isso. A terra vermelha é a mesma, para argentinos ou brasileiros. Temos apenas o Rio Uruguai que nos separa. Aproveitar isso na música é uma experiência muito bacana”, ressalta Joner.

Pelotas foi escolhida para finalizar o percurso elaborado pelo Sesc-RS. Foram cinco cidades por onde o espetáculo passou. Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo e Lajeado estiveram no roteiro. O ecletismo pode ser sentido na composição do palco. Joner e Nakazato são acompanhados pelos músicos brasileiros Léo Chitolina (guitarra) e Sandro Cartier (bateria e percussão). O argentino Marcelo Peres cuidará dos teclados e sax. Já o artista plástico Facundo Nuñes também atravessou o Rio Uruguai para elaborar um cenário muito particular, pensado especialmente para o roteiro no Estado.

Em breve, o evento apresentado no Brasil pode fazer o caminho inverso rumo à cidades argentinas. “Com a experiência no Brasil temos a ideia de projetar o show por onde se poder chegar”, especula Gastón, empolgado para ser o anfitrião dos colegas brasileiros no país vizinho.

O repertório é variado e vai de Nelson Cavaquinho a Fito Paez, Renato Russo a Piazzola, Luiz Carlos Borges, passando por Ramón Ayala, até Paulo Vanzolin. “Tudo que tem voz na fronteira passou, de certa forma, pela nossa formação musical. É aí que está nossa diferença”, salienta Joner. A dinâmica presente no palco, também, envolve um repertório próprio elaborado por cada um dos músicos.

Em Pelotas, o show será no Teatro do Círculo Operário (Rua Almirante Barroso, 2540), no domingo, 17, às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos na hora e custam R$10. Idosos, comerciários e estudantes pagam meia entrada.

Nenhum comentário: